Portal de Eventos do IFSP - Câmpus São Roque, VIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica (JPCT) e XI Ciclo de Palestras Tecnológicas (CIPATEC) - 2019

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PRECONCEITO RACIAL NA SALA DE AULA: A IMPORTÂNCIA DA BIOGEOGRAFIA PARA LEITURA DO MUNDO E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, COMO PROPOSTAS PARA SE TRABALHAR A CONSCIENTIZAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE
Ana Caroline Chaves Serra, Gabriella Sales Calaço Roque

Última alteração: 2020-05-04

Resumo


Devido à necessidade encontrada em se trabalhar a questão da discriminação racial e da desigualdade social com os alunos, o presente trabalhou busca apresentar uma proposta de sequência didática que tem como título “A importância da biogeografia para leitura do mundo” como estratégia de ação a ser utilizada em turmas do ensino médio na disciplina de Biologia, com intuito de desenvolver a conscientização e a valorização das diferenças culturais e morfológicas da espécie humana nos discentes. Para tanto, realizou-se pesquisas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de estruturar as metodologias e assuntos abordados de acordo com a legislação vigente. Além disso, buscou-se leituras que trouxessem embasamento à prática e validasse sua aplicação. De maneira geral, a partir da elaboração dessa proposta didática espera-se que a mesma seja aplicada em turmas do ensino médio, com o intuito de promover uma nova maneira de abordar assuntos como a desigualdade social e a discriminaçãoracial.


Palavras-chave


Mediação pedagógica; Aprendizagem significativa; Ensino de ciências; Interdisciplinaridade.