Racionalizando a Educação Profissional
Jackson Klarosk, Luciana Pereira Klarosk, Everton da Paz Santos

Última alteração: 2020-04-23

Este trabalho tem por objetivo relatar a estruturação de um Curso Técnico em Mecatrônica Semipresencial EAD ofertado por uma escola técnica de aprendizagem industrial em Sorocaba. Estamos vivendo a Era Digital, onde tecnologias revolucionam o mundo e novos paradigmas são formados. Neste cenário, a educação vem se reformulando para atender a demanda de capacitação de forma mais flexível, principalmente às pessoas que já atuam profissionalmente e tem dificuldade para estar diariamente em uma sala de aula. A proposta de uma capacitação semipresencial, no entanto, precisa estar alinhada com os conteúdos formativos do ensino presencial além de permitir de forma análoga o desenvolvimento das competências definidas pelo plano de curso. Neste contexto, cabe ressaltar que a carga horária destinada às aulas presenciais neste curso, definidas em 20% da carga total, precisam focar em atividades práticas, objetivando o desenvolvimento de habilidades exigidas profissionalmente. O restante da carga horária, de 80% do curso, destinada ao aprendizado virtual deve contemplar não só o referencial teórico da unidade curricular trabalhada, como também, preparar o aluno para a atividade proposta na aula presencial. Neste ponto, é apresentada neste trabalho a metodologia adotada para a reestruturação deste curso que, através do raciocínio lógico aplicado à computação, permitiu organizar os objetos de aprendizagem existentes no curso. Além da organização, novos objetos e estratégias de aplicação foram agregadas ao curso, de forma a potencializar o aprendizado do aluno. O resultado obtido com a reestruturação vem se mostrando positivo do ponto de vista da evasão, da satisfação e principalmente do ponto de vista da capacitação tendo como base o perfil profissional definido no plano de curso.

Educação Digital, Raciocínio Lógico na Educação, Simulação no EAD