Portal de Eventos do IFSP - Câmpus São Roque, VIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica (JPCT) e XI Ciclo de Palestras Tecnológicas (CIPATEC) - 2019

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ANÁLISE COMPARATIVA E CRÍTICA ENTRE O CURRÍCULO DO PROGRAMA “SÃO PAULO FAZ ESCOLA” E A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENEM
Johanna Maestrello Denzin, Júlia Vieira Fonseca Ribeiro, Rayra de Souza Rocha, Thaynara Lays Pereira, Rogério de Souza Silva

Última alteração: 2020-05-04

Resumo


O presente artigo é fruto de uma pesquisa analítica e crítica do programa São Paulo faz Escola e do vestibular Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na disciplina de biologia. O objetivo da pesquisa foi comparar o conteúdo exigido pelo ENEM com aquele das apostilas presentes no programa do governo do Estado de São Paulo, buscando relacionar estes materiais, como também, entender e investigar a educação pública. Para a confecção deste trabalho, utilizamos revisões bibliográficas, por meio de artigos científicos e apostilas. Através deste estudo constatou-se que o as apostilas produzidas pelo programa São Paulo Faz Escola atende parcialmente as competências do ENEM, sendo insuficiente em profundidade e abordagem dos temas, por conseguinte, é possível compreender o baixo desempenho dos estudantes das escolas estaduais de São Paulo.

Palavras-chave


educação; SPFE; ENEM; currículo; biologia.