Portal de Eventos do IFSP - Câmpus São Roque, VIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica (JPCT) e XI Ciclo de Palestras Tecnológicas (CIPATEC) - 2019

Tamanho da fonte: 
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE SENSORIAL E FÍSICA DE MACARRÃO ENRIQUECIDO COM ORA-PRO-NÓBIS (Pereskia aculeata Mill)
Gabriel Espirito Santo Manoel

Última alteração: 2020-04-27

Resumo


A Ora-pro-Nóbis (Pereskia aculeata mill) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) que apresenta porcentagens consideráveis de componentes nutricionais que são de grande relevância para o bem-estar humano tais como proteínas e sais minerais. Sua farinha, produzida pela secagem e moagem de suas folhas, rica em proteínas pode ser aplicada na elaboração de alimentos, enriquecendo seu valor nutricional. O macarrão é um alimento de baixo custo presente na cozinha brasileira, porém não apresenta grande valor nutricional. A adição de farinha da Ora-Pro-Nóbis poderá otimizar essa lacuna nutricional. Diante disso, este trabalho objetivou elaborar uma massa para macarrão adicionada de farinha de ora-pró-nóbis para avaliar a aceitação sensorial do produto e  caracterizar o comportamento físico-químico com adição de 2% , 6% e 12 % de farinha da Ora-Pro-Nóbis em substituição de parte da farinha de trigo. As três formulações foram submetidas a avaliação sensorial (aceitação) e física (liberação de amido na água de cozimento e absorção de água). Sensorialmente houve diferença entre as amostras testadas em todos os atributos em relação à amostra padrão, sendo esse último melhor aceito. Não houve diferença entre as três amostras com farinha de Ora-pro-Nóbis, sendo essas ligeiramente a moderadamente aceitas. A adição da farinha influenciou a performance da massa quanto ao rendimento e liberação de amido durante o cozimento.

Palavras-chave


Enriquecimento nutricional, proteína, planta alimentícia não convencional.