DESIGN SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO DE COLETORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS MULTIFUNCIONAIS
Ana Clara Ribeiro Silva, Ana Vitória de Góes Galindo, Miriã Camargo Felício, Rafaela Azenate Ferreira

O presente trabalho refere-se à aplicação do design sustentável ao setor mobiliário, através do desenvolvimento deum protótipo de coletor de resíduos. O objetivo da pesquisa é construir dois coletores de materiais recicláveismultifuncionais direcionados à instituições de ensino infantil e fundamental, a partir dos 4 anos de idade, para arealização da coleta seletiva e conscientização ambiental no ambiente escolar, garantindo a aplicação dosinstrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. Frente à ausência de alternativas de reutilização de latasde leite em pó pelos consumidores e a destinação inadequada de resíduos, faz-se necessária a elaboração dealternativas viáveis à reutilização do material após utilização. Para tal, a metodologia da pesquisa caracteriza-secomo do tipo exploratória, preponderantemente de abordagem qualitativa. Assim, o método de pesquisa baseia-sena construção de conceitos e hipóteses iniciais, contribuindo para a discussão acerca do tema sobre design esustentabilidade. A principal contribuição é fornecer uma alternativa para reutilização de latas de leite em pó egarantir o desenvolvimento da coleta seletiva utilizando jogos educacionais como estratégias didático-pedagógicasentre os alunos do ensino infantil e fundamental.

Design; sustentabilidade; coletor; resíduos; mobiliário.