Última alteração: 2020-04-27
Resumo
Com o primeiro registro de imagem feito pelo francês Joseph Nicéphore, e com o avanço tecnológico foi criado a possibilidade de se registrar momentos sociais, históricos e culturais, a partir disso, e a necessidade de maior qualidade tecnológica em atividades educacionais no âmbito institucional, foi criado uma rede de discentes, docentes e técnico-administrativos do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus São Roque para registrar acontecimentos no convívio acadêmico, com retratos, paisagens, eventos acadêmicos, entre outros elementos estratégicos no cotidiano das suas atividades. Este relato tem como objetivo, de descrever a importância da linguagem audiovisual em ações e registro acadêmicos do Instituto Federal São Paulo Câmpus São Roque, com o intuito de passar as experiências para outros projetos retroalimentar-se de novas perspectivas de trabalho. Como metodologia foi utilizada uma perspectiva descritiva, bem como a estruturação da equipe audiovisual para a ações em eventos acadêmicos, ocorreu encontros com o intuito de compartilhar a linguagem audiovisual, com o alto registro das atividades acadêmicas foi gerado um grande banco de dados, que desenvolve grande importância de divulgação da instituição, para essa divulgação e utilizado perfis em redes sociais. Como consequências obtemos maior qualidade na realização e captação dos eventos institucionais, apoio em atividades formativas no câmpus, também tivemos maior aptidão dos participantes do grupo audiovisual em manuseio em equipamentos e programas de edição de captação de áudio e vídeo, ademais foi criado grupos de estudos da linguagem audiovisual, formação de banco de dados com registros do cotidiano e eventos da instituição. Portanto podemos concluir que a integração entre a comunidade do Instituto Federal São Paulo Câmpus São Roque favoreceu o convívio e a cooperação em projetos acadêmicos, conseguintemente gerou uma proximidade entre os citados, e ademais gerou um acervo audiovisual para a entidade, também capacitou discentes e redirecionando seu futuro acadêmico.