Jogo Ibioby: experiência de ensino integrando atividade física com a temática ambiental
Alysson Messias Fauth, Amanda Kamille Sena, Bruna Rocha Moreira Evangelista, Emily Sakurai, Gabriela Oliveira dos Santos, Heloisa Barreiro Silva, Igor Evandro Duarte Rodrigues, Ingrid Ribeiro da Costa, Jéssica Luiza Carvalho Pereira, Victória Gabriela Santeli Lima, Aline Steckelberg Cardozo dos Santos, Gloria Cristina Marques Coelho Miyazawa

O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência realizada com alunos de 4º e 5º anos de uma escola municipal de São Roque, visando interligar a atividade física com a temática ambiental. A metodologia empregada foi a aplicação de um jogo de perguntas e respostas, com questões relacionadas aos temas fauna, flora, recursos hídricos e educação ambiental. A turma do 4º ano foi mais receptiva, porém demonstraram uma dificuldade maior em compreender as regras e conhecer os conceitos trabalhados. A turma do 5º ano era mais agitada, inquieta, porém mostraram facilidade em relação ao conteúdo das questões. A experiência foi de grande relevância, possibilitando a integração entre alunos de ensino médio e ensino fundamental de duas instituições diferentes.

ensino técnico em meio ambiente integrado ao médio; ensino fundamental; educação ambiental