Portal de Eventos do IFSP - Câmpus São Roque, VIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica (JPCT) e XI Ciclo de Palestras Tecnológicas (CIPATEC) - 2019

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O REGISTRO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA (IG) E A BUSCA DE VANTAGEM COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO DO CLUSTER VITIVINÍCOLA DA CIDADE DE SÃO ROQUE
Rodrigo de Camargo Madeira Gomor, José Hamilton Maturano Cipolla

Última alteração: 2020-04-27

Resumo


O artigo propõe aprofundar os conhecimentos sobre o Roteiro do Vinho da cidade de São Roque e entender os conceitos de Indicação Geográfica e a possibilidade de se obter este registro para as vinícolas da região. Uma Indicação Geográfica é utilizada para identificar e indicar a origem de um produto ou serviço quando este lugar é conhecido por tal produto ou serviço ou se as características de tal produto ou serviço se dão por estarem em uma determinada região geográfica. O Roteiro do Vinho é entendido como um Cluster segundo Porter (1999), autor utilizado como base para compreender a dinâmica local. Além deste conceito, também foram utilizadas definições de Competências para buscar entender a especialização da mão de obra empregada nas vinícolas locais. Foram feitas 5 entrevistas com sócios e gerentes de vinícolas para entender como estes conceitos se aplicam na realidade do Roteiro, além de tentar perceber a posição e visão dos atores locais sobre a obtenção da Indicação Geográfica. A partir deste estudo, foi possível concluir que a proposta ainda é insipiente e que nem todos os atores enxergam da mesma forma os caminhos a serem seguidos para a obtenção do registro, ou sequer acreditavam nesta possibilidade.


Palavras-chave


Cluster;Vantagem Competitiva;Competências;Indicação Geográfica;Roteiro do Vinho