AS LÍQUIDAS ESTRUTURAS TECNOLÓGICAS E EFÊMERAS COMO INTERFERENTES DO PROCESSO DE COMENSALIDADE
Talita Rodrigues Oliveira, Brenda Oliveira Buzzo, Rogerio Souza Silva

Última alteração: 2020-04-27

Com base nos conceitos e reflexões propostos pelo sociólogo Zygmunt Bauman a respeito da Modernidade Líquida e sua influência nas interações humanas, este trabalho almejou, a partir de revisão bibliográfica e aplicação de questionário, analisar os hábitos de sociabilidade alimentar de jovens estudantes de uma escola federal de Educação profissional e dos participantes de um Centro de Convivência do Idoso (CCI). Para tal fim, realizou-se a averiguação dos dados quantitativos coletados nos questionários que apresentaram as características alimentares dos jovens estudantes em paridade ou não com as dos idosos. Objetivou-se, portanto, depreender o processo de mudanças e fragilização com que a mentalidade contemporânea concebe as relações humanas de convívio à mesa, no processo denominado comensalidade. Após a análise quantitativa dos dados, percebeu-se que, por mais que existam fatores de união à mesa, como a religião, a comensalidade contemporânea está em decadência devido à tecnologia e às exaustivas jornadas de trabalho. Com isso, conclui-se que a alimentação está perdendo gradativamente sua função social, assim, tornando-se apenas um processo fisiológico.

Comensalidade; Modernidade Líquida; Hábitos alimentares.