ENSINO E APRENDIZAGEM DE CINEMÁTICA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE ANÁLISE DE VÍDEOS
André Mangetti Grub, Guilherme Hashida Hashida

Última alteração: 2020-04-27

Grande parte das escolas da rede pública de ensino carecem de laboratórios didáticos específicos para práticas experimentais, fundamentais no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Física. No entanto, atualmente, estão sendo amplamente divulgadas novas tecnologias educacionais capazes de auxiliar alunos e professores nessas atividades, proporcionando uma melhor visualização, interação, percepção e abstração de um fenômeno físico, facilitando, assim, a construção do conhecimento, minimizando as dificuldades no aprendizado de conceitos físicos. Esse trabalho apresenta um relato de experiência de uma sequência de atividades didático-pedagógica da disciplina de física utilizando um software livre de vídeo-analise (Tracker) em atividades experimentais. Através do programa foi possível realizar investigações, analisar e a abordar importantes conceitos da cinemática tais como: Movimento Uniforme, Movimento Uniformemente Variado, queda livre, lançamento vertical e obliquo, além de introduzir princípios da dinâmica. Notou-se grande envolvimento entre os estudantes e o software, que demonstrou ser uma ferramenta com grande potencial para o processo de ensino e aprendizagem de cinemática.

ensino-aprendizagem, experimentação, vídeo-analise