A PRÁTICA AGRÍCOLA PARA CONTEXTUALIZAÇÃO COM DISCIPLINAS TÉCNICAS
Fernando Barbosa Santos, Nicolas Alexandrino Ferro, Laís Martins Zutin, Maria Olazia Dias Guilardi, Micael Cesário da Silva, Flavio Trevisan

Última alteração: 2020-04-23

A agricultura brasileira segue em ascendência nas últimas décadas, o Brasil ocupa uma posição muito importante na economia mundial como um grande produtor. No entanto, o setor sofre com o desinteresse por parte de jovens e falta de mão de obra qualificada. A agricultura brasileira atual é repleta de desafios, escassez de mão de obra, custo elevado de insumos, riscos ambientais como geadas e granizo e a necessidade de competir em um mercado internacional cada vez mais aberto. Esses desafios postos à agricultura somente serão superados com a adoção de tecnologias modernas, essas são fundamentais para garantir: aumento da produção via aumento da produtividade, gestão de todos os processos envolvidos com a produção de um produto alimentício, redução dos impactos da atividade agrícola (EMBRAPA, 2017). O presente trabalho teve como objetivo oportunizar a prática de atividades didáticas aos atuais estudantes do curso de tecnologia em viticultura e enologia do campus São Roque. Através do estabelecimento e organização e manutenção de coleção didática de videira, na estufa do curso Tecnologia em viticultura e enologia, visando dar suporte a aulas práticas dos cursos superiores do IFSP, campus São Roque. A metodologia empregada foi a do trabalho ativo, por meio de realização de reuniões semanais que decidiriam a necessidade de cada semana, como preparo de aulas de campo, acondicionamento de materiais paras as aulas e manutenção das áreas reservadas para realizações das mesmas. Foram realizadas diversas atividades práticas durante o ano de 2019 com turmas dos cursos de Tecnologia em Viticultura e Enologia, Tecnologia em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências Biológicas. Destacando-se aulas praticas e a elaboração e execução de projetos de experimentação e contextualização com a teoria. Como resultados das atividades desenvolvidas, os 132 alunos de 5 disciplinas contempladas por meio de 12 atividades desenvolvidas.

agricultura, pratica, ensino