EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENERGIA SOLAR: ELABORAÇÃO DE MAQUETE COM FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL
Alysson Messias Fauth, Gabriela Oliveira dos Santos, Luiz Felipe Borges Martins

Este relato de experiência visa descrever o processo de montagem de uma maquete funcional que utiliza energia solar, uma fonte de energia limpa e renovável, para a iluminação de uma residência em microescala para fins educacionais. Foram utilizados diversos materiais (isopor, papelão, plástico, serragem, etc.) de baixo custo para elaboração dos itens que compuseram a maquete: postes de energia (com fiação subterrânea), gramado, arbustos, rua, residência e piscina. O processo envolveu técnicas simples realizadas por estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, do IFSP – Câmpus São Roque, com o objetivo de simular a iluminação e o processo de utilização de energia solar para atividades relacionadas a educação e conscientização ambiental. Conclui-se que o processo é viável e pode ser replicado e utilizado por outros estudantes e educadores que buscam ilustrar de uma maneira lúdica e atrativa as possibilidades de utilização de energia solar com objetivos sustentáveis.

Maquete, Energia solar, Educação Ambiental, Sustentabilidade