IFAUNA: REGISTRO E IDENTIFICAÇÃO DE FAUNA DO IFSP-SÃO ROQUE.
Márcio Pereira, Marina Cordovil de Oliveira, Isabella Cristina Bastião Domingues

Última alteração: 2020-05-05

As novas Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitaram o aumento do fluxo de informação bem como sua visibilidade e circulação na sociedade. As redes de comunicação digital são uma excelente ferramenta de propagação de informações científicas e de educação ambiental. Tendo em vista essa nova realidade, o projeto IFauna visa criar um registro digital de espécies animais ocorrentes no Instituto Federal de Ciências e tecnologia de São Paulo (campus São Roque) e cercanias. Dentro dessa proposta, estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas estão registrando, com câmera semiprofissional e telefones celulares, imagens de espécies em seu meio natural.  As imagens obtidas estão sendo usadas para a criação de um arquivo digital com a identificação das espécies e textos com informações e curiosidades dos animais registrados. Esses arquivos foram publicados na rede social Instaram sob o nome de utilizador @projetoifauna. Até o momento foram feitas 69 publicações de várias espécies de aves, aracnídeos, insetos e repteis. O projeto já apresenta 174 seguidores*, com predominância do público feminino e de jovens com 18 e 24 anos de várias cidades do país.

fauna, identificação, registros fotográficos, pesquisa