Portal de Eventos do IFSP - Câmpus São Roque, IV JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (IV JPCT) E VII CICLO DE PALESTRAS TECNOLÓGICAS (VII CIPATEC)

Estudo morfológico em Schendylops demelloi Verhoeff 1938 (Schendylidae, Geophilomorpha, Chilopoda).
Victor Carvalho Calvanese

Última alteração: 2015-08-27

RESUMO. Estudos morfológicos são fonte de conhecimento primário e servem tanto para o aprimoramento e formação de profissionais em biologia, como para a determinação de espécies e base para obtenção de caracteres para análises cladísticas. O presente estudo envolve Schendylops demelloi, uma espécie de lacraia pouco conhecida, representante da ordem Geophilomorpha. A espécie modelo aqui utilizada pertence à Schendylidae, maior família da ordem no Brasil, tanto em diversidade de espécies como por vezes em abundância, principalmente em áreas do estado de São Paulo. O gênero Schendylops conta com 26 espécies descritas para o Brasil, sendo quatro paulistas. Destas, S. demelloi é encontrada principalmente na serapilheira das matas e apresenta tamanho relativamente grande, o que facilita a visualização da maioria de suas estruturas. Sete espécimes, um macho adulto, um macho juvenil, três fêmeas adultas e duas fêmeas juvenis foram selecionados para este estudo comparativo. O material foi obtido em coletas realizadas no Parque Natural da Mata da Câmara, São Roque, SP e foram depositadas na coleção de quilópodes do Instituto Butantan. Neste trabalho buscou-se enfatizar estruturas da morfologia externa que apresentam, de forma geral, relevância taxonômica para toda a ordem Geophilomorpha, sendo o material oriundo principalmente das descrições taxonômicas das espécies. O material ilustrativo foi produzido através de imagens obtidas em lupas e microscópios associados ao equipamento fotográfico do Laboratório Especial de Coleções Zoológicas (LECZ) no Instituto Butantan. O tipo de apresentação pretendido para o trabalho na IV Jornada de Produção Científica e Tecnológica é como pôster/oral.

Palavras-chave: Morfologia. Zoologia. Taxonomia. Geophilomorpha.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.